segunda-feira, 4 de abril de 2016

Ensinando Missões

Todos os cristãos foram comissionados pelo Senhor para anunciar o evangelho a toda criatura. Alguns serão responsáveis por influenciar seus amigos, familiares e vizinhos. Outros, porém, são chamados por Deus para alcançar povos e terras distantes.
A estes chamamos de MISSIONÁRIOS. São homens, mulheres e crianças que deixando a comodidade e o conforto de suas casas partem rumo ao desconhecido, a fim de cumprir os propósitos de Deus.
Em nossas igrejas as crianças precisam ser ensinadas e instruídas a cerca da obra missionária. Uma sugestão interessante para trabalhar esse tema é apresentar às crianças pelo menos três missionários:
  1. Missionário do Antigo Testamento: Profeta Jonas
  2. Missionário do Novo Testamento: Apóstolo Paulo
  3. Missionário dos dias atuais
Ao apresentar a história de Jonas, se possível, construa um mapa com o roteiro feito pelo profeta de Jope até chegar à terra de Nínive. Narre como tudo aconteceu e explique que Jonas achava que aquelas pessoas não mereciam perdão; mas Deus sempre deseja perdoar e restaurar os seres humanos.
É importante que você enfatize que Jonas fez essa viagem antes que Jesus viesse ao mundo como homem.
Mapa da viagem de Jonas até Nínive


Depois conte a história de Paulo. Faça um breve relato da sua vida e a maneira como se converteu. Escolha uma das viagens feitas pelo apóstolo e faça um mapa com todo trajeto percorrido (eu sempre trabalho com a 1ª viagem). Diga as crianças que assim como Jonas (antes de Cristo), Paulo (depois de Cristo) viajou para apresentar o amor de Deus para pessoas que não o conheciam.
Mapa da primeira viagem missionária de Paulo
Por fim, apresente um missionário contemporâneo, dê preferência a alguém que você conheça ou que sua igreja mantém. Continue explicando a importância dos missionários, pois são pessoas através das quais Deus revela seu amor à humanidade.
Faça um mural com fotos do missionário, incentive as crianças a orar por ele e também a contribuir. Quando a oferta for enviada ao missionário, peça para ele enviar uma carta ou vídeo agradecendo. Isso vai encorajar as crianças a continuar empenhadas em ajudá-lo.
Mural de missões completo
Seja cauteloso na hora de escolher o missionário que será adotado pelas crianças, para que não seja preciso fazer mudanças. O ideal que seja um único missionário (para cada turma) para que as crianças se identifiquem com ele.
Caso você não conheça um missionário sugiro a você conhecer o trabalho do Missionário Eduardo Menezes (https://www.facebook.com/missionarioeduardo.menezes?fref=ts)  e do Missionário Robson Miranda (https://www.facebook.com/missionariorobson?ref=ts&fref=ts)  , ambos trabalham evangelizando e discipulando crianças na África do Sul.
Esse roteiro pode ser aplicado em uma aula, porém sua eficácia será maior se você dividir em três encontros: um para cada missionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário