segunda-feira, 4 de abril de 2016

Lição: Jesus está vivo

Base bíblica: João 20.1-18

Versículo para memorizar: “É o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” João 1.29b

Momento de adorar: Treinar o versículo, fazer oração e louvores.

Momento de aprender:

Introdução
José ficou muito triste quando seu vizinho João precisou se mudar. Eles brincavam juntos depois das aulas quase todos os dias, mas agora José sentia uma falta enorme do amigo. Rebeca ficou triste quando sua avó morreu. A avó esteve doente muito tempo. Rebeca se alegrou com a ida dela para o céu, livre de sofrimento, mas ficou triste porque sentia muita falta da avó. Você já se entristeceu porque alguém que amava muito foi embora? (Deixe as crianças discutirem). Nossa lição bíblica de hoje conta a história de uma mulher que ficou muito triste porque alguém a quem muito amava tinha sido levado embora.

Andamento
a. Na manhã de domingo, depois da morte e sepultamento de Jesus, Maria Madalena chegou ao túmulo dele, levando ervas e óleos perfumados para derramar sobre o seu corpo (João 20.1; Marcos 16.1)
Maria queria despejar as ervas e óleos sobre o corpo de Jesus para perfumá-lo e expressar seu amor e dedicação por ele. Maria amava muito a Jesus pois, como o Filho perfeito de Deus, ele a libertou do poder de satanás e lhe deu uma nova vida (Marcos 16.9; Lucas 8.2). Ao mostrar seu cuidado por Maria e satisfazer as suas necessidades, Jesus mostrou o grande amor de Deus por ela. Deus cuida de você e o ama com um amor que jamais terminará (Jeremias 31.3). Embora ele seja completamente puro e conheça o seu pecado, você pode, mesmo assim, fazer parte da sua família eterna. Que amor admirável! Maria aceitou o amor de Deus e queria expressar seu amor por ele levando óleos e ervas ao túmulo de Jesus.

b. Maria ficou subitamente alarmada quando viu que a enorme pedra à entrada do túmulo de Jesus tinha sido removida (João 20.1)

c. Quando Maria percebeu que o túmulo estava vazio, ela correu para contar a Pedro e João que alguém havia roubado o corpo de Jesus (João 20.2)

d. Pedro e João correram para o túmulo e o encontraram vazio, tinha apenas os lençóis de linho que cobriam o corpo de Jesus (João 20.3-7)

e. Os discípulos voltaram para casa, mas Maria permaneceu chorando do lado de fora (João 20.10,11)
Alguém havia roubado o corpo do túmulo? Maria estava triste com a morte de seu salvador e agora nem sequer conseguia cuidar amorosamente do corpo dele. Jesus tinha sido o único a salvá-la da culpa e da vergonha da sua vida de pecado. Nosso pecado acaba sempre nos fazendo sentir culpa e vergonha por dentro. A Bíblia diz que todos pecaram. Pecado é qualquer coisa que fazemos ou pensamos que não agrada a Deus. O pecado não somente causa vergonha e culpa mas nos mantém separados de Deus para sempre. Somente através de Jesus podemos voltar a Deus.

f. Quando Maria olhou novamente para dentro do túmulo, ela viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus havia estado (João 20.11,12; Lucas 24.4,5)
Maria nem imaginava que aqueles anjos vindos do céu tinham removido a pedra da entrada do túmulo (Mateus 28.2,3)

g. Os anjos disseram a Maria que não tivesse medo e lhe anunciaram que Jesus não estava ali porque  havia ressuscitado (Mateus 28.5,6)

h. Sem compreender a mensagem dos anjos, Maria virou-se e viu um homem e pensou que fosse um jardineiro (João 20.14,15)

i. O homem perguntou a Maria a razão do seu choro e ela respondeu que queria encontrar Jesus (João 20.15)

j. Quando o homem a chamou pelo nome, Maria compreendeu que ele era Jesus e imediatamente gritou: “Mestre!” (João 20.16)
Em meio às lágrimas, Maria reconheceu, de repente, que o homem que lhe falava era de fato seu mestre. Maria teve a confirmação de que Jesus era realmente o Filho perfeito de Deus que veio à terra para morrer pelos seus pecados. Mas, Jesus não morreu somente pelos pecados de Maria; ele morreu também pelos meus e pelos seus pecados. Jesus sofreu voluntariamente, dando seu sangue e depois ressuscitando para que você possa viver eternamente com Ele. Você pode ser salvo porque Cristo morreu e ressuscitou por você. Quando Jesus chamou Maria pelo nome, ela reconheceu sua voz, compreendendo que era o Senhor que estava vivo outra vez.

Conclusão
A tristeza de Maria desapareceu e ela alegrou-se sabendo que o Senhor Jesus morreu mas ressuscitou por sua causa!
Jesus disse a Maria que ela deveria avisar os discípulos que ele estava vivo. Depressa Maria foi ao encontro dos discípulos para contar a boa notícia.
Maria queria compartilhar as boas notícias da ressurreição de Jesus com os discípulos. Todos os que creem no Senhor podem ser salvos do pecado. Você pode ser salvo porque Jesus morreu e ressuscitou por você. Mas você precisa reconhecer que precisa ser salvo por Jesus. (perguntar se todos já confessaram Jesus como salvador, fazer oração de arrependimento e conversão) 


Momento de praticar:

Esse momento é destinado a uma atividade manual, fiz duas atividades. Primeiro organizei as crianças para que fizessem uma cruz vazia. Em seguida, cada criança fez uma atividade individual.
A cruz feita pelas crianças! 


Atividade individual - Encontrei no site: www.espacoeducar.net 

Nenhum comentário:

Postar um comentário