segunda-feira, 27 de junho de 2016

O horizonte do prazer em Deus

                            Para iniciar a série de textos baseados no livro:
Os horizontes espirituais da criança, vamos falar sobre o horizonte do prazer em Deus.

A Bíblia nos convida a confiar no Senhor e nos alegrar, nos deleitar nele:


Salmo 37. 4: Deleite-se no Senhor, e ele atenderá os desejos do seu coração.Filipenses 4.4: Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!


Esses textos não falam da alegria de estar na igreja, de servir no ministério ou de ter comunhão com os irmãos. É mais profundo, nós somos chamados a ter prazer, alegria, satisfação em Deus por tudo que ele é, pela sua maravilhosa graça que nos envolve e nos atrai, por seu amor infinito e incondicional. Somos instruídos a amar a Deus de forma genuína, não por interesse ou por obrigação. 

Esse convite é para todas as pessoas independente da idade: crianças, adolescentes, homens, mulheres todos são convocados.

Cabe a nós, os adultos, influenciar as crianças para que atendam a esse chamado e passem a desfrutar do prazer de amar a Deus. A cerca desta responsabilidade a autora afirma:

"A verdade é que, primeiro você precisa se deleitar em Deus; caso contrário, seus filhos (ou seus alunos)* provavelmente não o farão. Em segundo lugar, se você não tiver um relacionamento com seus filhos (ou com seus alunos)* fundamentado no amor e na confiança, eles rejeitarão ou não aproveitarão a influência que a sua vida espiritual pode exercer sobre eles.O ponto de partida para abrir os horizontes espirituais do seu filho (ou do seu aluno)* é alimentar seu relacionamento com Cristo e com seu próprio filho  (ou aluno)*." 
Acrescentamos a palavra aluno ao texto original por entender que a igreja divide esta responsabilidade com a família. Os pais são, com toda certeza, os responsáveis pelo desenvolvimento espiritual, físico e emocional de seus filhos. No entanto, no que diz respeito ao desenvolvimento espiritual a igreja precisa ser parceira da família. 

Os voluntários que servem no ministério infantil precisam ser antes de tudo pessoas apaixonadas pelo seu Salvador e pelos pequeninos! Todas as demais habilidades podem ser adquiridas ou aperfeiçoadas, mas se essas pessoas não amarem a Deus sobre todas as coisas e a cada uma das crianças como a si mesmo, jamais poderão produzir bons frutos. 

Como poderemos ensinar sobre amor se nós mesmos não amamos?

E, acima de tudo, como resgatar o amor que talvez tenha se perdido dentro de nós?

Seguem algumas sugestões que poderão te ajudar a encontrar o caminho de volta para os braços do pai:

  • Leia a Bíblia, especialmente a história de Jesus (os evangelhos)
  • Passe algum tempo com bebês e crianças pequenas
  • Caminhe observando a natureza e repare nos detalhes
  • Leia livros que testifiquem o fato de que Deus continua fazendo milagres
  • Ouça a voz de Deus 
Se nos voltarmos para Deus de todo coração e nos entregarmos a ele inteiramente, seremos capazes de impactar a vida dos pequeninos!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário